‘8 de Janeiro’: sob autorização de Moraes, PF cumpre 26ª fase da ‘Operação Lesa Pátria’

‘8 de Janeiro’: sob autorização de Moraes, PF cumpre 26ª fase da ‘Operação Lesa Pátria’

A Polícia Federal iniciou hoje (16) a 26ª etapa da ‘Operação Lesa Pátria’, mirando suspeitos de ‘financiar’ os atos de 8 de janeiro. Agentes estão executando mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros: Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pará, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Tocantins e Mato Grosso do Sul.

Ao todo, estão sendo cumpridos 18 mandados judiciais de busca e apreensão contra ‘financiadores’ dos atos. A distribuição dos mandados é a seguinte: Rio Grande do Norte (1), Santa Catarina (1), Pará (4), São Paulo (1), Minas Gerais (3), Espírito Santo (4), Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3). Nas primeiras imagens divulgadas pela Polícia Federal, é possível ver armas apreendidas em Tocantins e São Paulo, mas sem explicações se são ilegais ou não.

Todas as ações foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Além dos mandados, a Justiça determinou também a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados.

De acordo com a PF, os fatos em investigação constituem, em tese, os crimes de: “abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”.

“A investigação estima que os danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, afirmou a PF em comunicado.

Desde janeiro de 2023, a operação já teve como alvo deputados estaduais, vereadores, empresários, fazendeiros, militares e influenciadores digitais. Todos os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que centraliza na Corte as ações relacionadas ao ocorrido em 8 de janeiro. E mais: Governo Lula vai gastar R$ 520 milhões em compra de terras para ‘reforma agrária’. Clique AQUI para ver. (Foto: EBC; Fonte: PF; O Globo)

Gostou? Compartilhe!

source


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário