Alexandre de Moraes diz que urnas eletrônicas são “orgulho nacional”

Alexandre de Moraes diz que urnas eletrônicas são “orgulho nacional”

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, disse que as urnas eletrônicas são “orgulho nacional”.

Moraes fez um breve discurso na terça-feira (14), durante o encerramento da sessão de julgamentos da Corte, em comemoração aos 28 anos do sistema eletrônico, conforme a declaração.

Moraes afirmou que as urnas foram introduzidas como uma solução para as fraudes observadas nas eleições de 1994, período em que o voto era realizado em cédulas de papel.

Moraes enfatizou que o “são três décadas de aperfeiçoamento do sistema eletrônico no Brasil, desse sistema que, eu sempre faço questão de repetir, é orgulho nacional no avanço e concretização da democracia no Brasil”. Ele destacou isso enquanto o TSE está na fase final do teste de confirmação das urnas eletrônicas.

Esta não é a primeira vez em que o ministro defende a infalibilidade das urnas.

No ano passado, em agosto, Moraes fez uma palestra em um evento organizado para estudantes do Curso de Pós-Graduação em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral da Escola Judiciária Paulista (Ejep), em São Paulo. Ele afirmou que o TSE não deve permitir críticas às urnas a fim de assegurar a “democracia”.

Moraes permanecerá na presidência do TSE até junho, mês em que a ministra e atual vice-presidente do Tribunal, Cármen Lúcia, é esperada para assumir o cargo.

Espera-se que a ministra continue o percurso traçado por Moraes à frente da Corte eleitoral nos dois últimos anos.

Quando questionado sobre a sucessão do comando do TSE, Silmar Fernandes, presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), afirmou que a ministra Cármen Lúcia provavelmente vai garantir a “regularidade democrática” da Corte ao tomar posse da presidência. As informações são da Gazeta do Povo.

source
Siga o canal Conexão Libertas no WhatsApp:

https://whatsapp.com/channel/0029Va60fTpHQbS8xzf9zq1M

Siga o canal Conexão Libertas no Telegram:

https://t.me/conexaolibertas


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário