Brasil tem ‘um monte de ministros’, mas nenhum focado no digital, observa Campos Neto

Brasil tem ‘um monte de ministros’, mas nenhum focado no digital, observa Campos Neto

Em um evento realizado no Insper, em São Paulo, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), destacou a necessidade de avançar na digitalização no Brasil. Ele apontou uma falha significativa na estrutura do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao notar a ausência de um ministério dedicado exclusivamente à digitalização.

Leia mais: “O futuro da BYD no Brasil”

Campos Neto questionou quem seria responsável por liderar a incorporação de tecnologias digitais nos programas governamentais. “Com a digitalização, conseguimos realizar muitas coisas”, comentou o dirigente.

“Às vezes, as pessoas me perguntam: o que você acha estranho [no Brasil]? Por exemplo, temos muitos ministros e nenhum dedicado ao digital.”

Leia mais: “Congresso dos EUA aprova projeto de lei que pode banir o TikTok do país”

Ele mencionou o sistema gov.br como uma inovação importante. Ressaltou ainda a importância de ter uma liderança focada na digitalização dentro do governo.

Atualmente, o governo conta com 38 ministérios, incluindo o recém-criado Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte.

Leia mais: “Inteligência Artificial da Microsoft dá ‘vida’ a fotos”

Essa expansão ministerial ocorre após Lula afirmar, em dezembro do ano passado, que o Brasil precisava de mais ministérios para administrar os assuntos do país de forma eficaz.

Índia foi citada como referência em digitalização

Banco Central
Presidente do Banco Central diz que digitalização leva ao crescimento | Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Além disso, Campos Neto citou a Índia como um exemplo de como a digitalização dos serviços governamentais pode levar a uma maior eficiência e, por sua vez, ao crescimento econômico.

+ Leia mais notícias de Tecnologia em Oeste

“Existem vários estudos que demonstram como essa eficiência pode se converter em crescimento”, destacou o presidente do BC. Ele sugeriu que o Brasil poderia se beneficiar de uma estratégia similar para melhorar seus serviços e programas governamentais por meio da digitalização.

source


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário