IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro do mundo

IBGE lança mapa-múndi com Brasil no centro do mundo

Lançado em evento na terça-feira (09/04), na Casa G 20, no Rio de Janeiro (RJ), o mapa-múndi, elaborado pelo IBGE, foi entregue a Lula (PT) pelo Presidente do instituo, Marcio Pochmann.

Também receberam o artigo o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, o líer do governo no Senado, Randolfe Rodrigues, o Secretário de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e a ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

A ‘novidade’ deste mapa é que, nele, o Brasil aparece no centro do mundo. A representação geográfica também destaca os países que compõem o grupo das 20 maiores economias do mundo, além das nações que possuem representação diplomática brasileira.

No evento de lançamento, o diretor da Autoridade do Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio de Janeiro, Paulo Protasio, afirmou que o posicionamento do Brasil no centro do mapa é a marca de uma “nova postura e uma nova ideia”.

“Nós nos acostumamos a sermos eurocentristas e ser eurocentrista não é ser brasileiro. Marcamos, com esta nova versão do mapa, uma nova postura e uma nova ideia. O brasileiro que chegar na sala de aula hoje irá se dizer que está no centro do planeta Terra e esta percepção é de grande valor e mudará comportamentos. O Brasil chegou ao centro do mundo”, afirmou Protasio.

Na visão do IBGE, o mapa é uma “oportunidade de mostrar uma forma singular do país ser visto em relação a esse grupo de países e ao restante do mundo”. O Rio de Janeiro vai sediar em novembro de 2024 a cúpula dos chefes de Estado do G20.

 

 

O mapa faz parte da 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, tradicionalmente produzido pelo IBGE e referência para o público estudantil, que também foi lançado na terça-feira, na Casa de Cultura Laura Alvim, sede da Casa G20. A publicação trouxe indicadores selecionados para os países do G20, dentre eles o Brasil.

“Como um símbolo da imagem de um país, cabe ao IBGE apresentar às autoridades que representam o Brasil esse novo mapa, essa nova publicação”, destacou Pochmann em publicação no X (antigo Twitter). E mais: Bolsonaro entrevista Elon Musk neste sábado (13). Clique AQUI para ver. (Foto: reprodução; Fontes: IBGE; O Globo; Poder360)

 

Gostou? Compartilhe!


source


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário