Milei anuncia 1° superávit argentino em 16 anos

Milei anuncia 1° superávit argentino em 16 anos

O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou direto da Casa Rosada, em Buenos Aires, o primeiro superávit fiscal trimestral do país desde 2008.

No pronunciamento, o presidente disse que o excedente fiscal financeiro foi de cerca de 275 bilhões de pesos em março. Neste período do ano, o Tesouro atingiu um superávit equivalente a 0,2% do PIB.

Milei atribuiu o raro superávit fiscal da Argentina às medidas rigorosas implementadas por sua administração, incluindo cortes pesados nas transferências de verbas para as províncias e uma grande redução nos gastos com obras públicas.

Pela gravidade da situação que herdamos, vimos que nós argentinos não tínhamos mais tempo para um novo experimento gradualista, e avançamos no programa de estabilização de ‘choque’, o mais ambicioso da história”, declarou no pronunciamento.

O dado vem na esteira da desaceleração da inflação registrada em março. No mês passado, a inflação argentina caiu para 11%, ante alta de 13,2% em fevereiro. O terceiro mês seguido de queda após a variação mensal ter alcançado 25,5% em dezembro.

No final, o presidente observou que “se o Estado não gastar mais do que arrecada e não recorrer à emissão, não há inflação”. E, aludindo a um dos slogans da campanha kirchnerista de 2015, Milei completou: “Não é mágica”.

source


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário