Reforço de ar prolonga frente fria; veja a previsão do tempo

Reforço de ar prolonga frente fria; veja a previsão do tempo

O reforço de ar frio, motivado por uma área de baixa pressão — que gerou um ciclone extratropical de baixa intensidade na costa —, prolonga a frente fria no Sul do Brasil. O site MetSul Meteorologia divulgou uma análise do clima para os próximos dias nesta quarta-feira, 10.

A imagem de satélite do Goes-16 da manhã da quarta-feira mostrou um ciclone na costa dos três Estados do Sul. O fenômeno é responsável por chuvas em diversas áreas da região, conforme a previsão do tempo.

Imagens de ciclone e frio


Como é comum em ciclones, o ar frio avança a partir do oeste do sistema e atinge a metade oeste do Rio Grande do Sul, conforme indicam os mapas de anomalias de temperatura.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

O fenômeno prolonga o período frio que começou no fim de junho. A intensificação do ar frio nos níveis baixos e médios da atmosfera aumentará o frio noturno. O fenômeno atinge, nesse sentido, especialmente no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com temperaturas negativas.

Nesta quarta-feira, as mínimas registradas na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia foram de -2,7ºC, em Quaraí (RS), e -0,4ºC, em Uruguaiana (RS) e São Borja (RS), o que confirmou o frio mais intenso no oeste, por causa do tempo aberto.

Frente fria continua no Sul

frente fria e chuva - previsão do tempo - frio - curitiba - região sul
Imagens de frio no Rio Grande do Sul | Foto Gilson Abreu/AEN

Nesta quinta-feira, 6, a onda de frio continua, com o registro das menores temperaturas no oeste da Região Sul novamente. O dia será nublado na maior parte das cidades, mas com chance de chuva e garoa nas metades norte e leste, o que mantém as temperaturas máximas baixas. Contudo, ocorrerão aberturas em algumas áreas do oeste.

Leia mais

A madrugada desta sexta-feira, 7, deve ser ainda mais fria no oeste do Rio Grande do Sul. As regiões mais atingidas serão a fronteira com o Uruguai, Serra do Sudeste e Campanha Gaúcha, com temperaturas próximas de 0ºC e negativas em diversas cidades.

No fim de semana, embora o frio persista no Rio Grande do Sul, as temperaturas começarão a subir à medida que o ar frio enfraquece. A previsão é de chuva por causa de uma nova área de baixa pressão em diversas regiões.

YouTube video

Leia também: “Como entender a sensação térmica — Parte 2”, artigo de Ricardo Felício no site da Revista Oeste

source


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Deixe um comentário