Vila Olímpica de Paris inaugura rua em homenagem ao ex-jogador Sócrates

Além do nome da rua, haverá um banner de mil metros quadrados num dos prédios da cidade francesa; a arte é assinada pela artista Rafa Mon.
Além do nome da rua, haverá um banner de mil metros quadrados num dos prédios da cidade francesa; a arte é assinada pela artista Rafa Mon.| Foto: Reprodução Instagram RafaMon

A Vila Olímpica dos Jogos Olímpicos de Paris inaugurou neste sábado (30) uma rua que leva o nome do ex-jogador da seleção brasileira Sócrates. A justificativa da homenagem é o “talento como esportista e seu compromisso político em defesa da democracia”, segundo o ministério dos Esportes da França.

A cerimônia foi realizada em Saint-Ouen, no departamento de Saint-Denis (localizado na periferia norte de Paris), e conduzida pela ministra dos Esportes francesa, Amélie Oudéa-Castéra, e pelo irmão mais novo de Sócrates, o também ex-jogador Raí. “Eu vi imagens de Sócrates, era bonito vê-lo jogar, mas ele também tinha uma força transformadora, contra a ditadura, contra a pobreza”, declarou Oudéa-Castéra na inauguração, na qual os participantes prestaram homenagem ao jogador de futebol imitando seu gesto de comemoração com o punho direito levantado.

A ministra dos Esportes também agradeceu a presença de Raí e
enfatizou que ele “personifica a amizade entre a França e o Brasil”,
além de agradecê-lo por seu papel no Paris Saint-Germain como jogador e agora
no Paris Football Club, como dirigente.

Em declarações após o evento, Raí enfatizou que, em um
momento em que os valores democráticos estão mais “em perigo” do que
nunca, “as ideias de Sócrates precisam estar cada vez mais
presentes”. Dessa forma, o gesto de dedicar uma rua a Sócrates na França,
embora “simbólico, não é coincidência” na opinião de Raí.

A nova rua se chama “Rua Doutor Sócrates” e faz parte da Vila Olímpica que abrigará até 14.250 atletas durante os Jogos Olímpicos deste ano. O espaço será posteriormente convertido em um conjunto habitacional.

Sócrates se formou em medicina e ganhou o apelido de “doutor”, nasceu em Belém, em 1954, e faleceu em São Paulo, em dezembro de 2011.

source


Descubra mais sobre Conexão Libertas

Assine para receber os posts mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário